Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel
  • EB 2,3 Prof. Paula Nogueira

    A EB 2,3 Professor Paula Nogueira é a Escola Sede do Agrupamento.

  • EBI/JI José Carlos da Maia

    A escola iniciou funções em 1995 fica situada na cidade de Olhão (Algarve).

 icon sige icon apais contactos

Alunos do pré-escolar também participam no projeto Erasmus+

logoAlunos do pré-escolar tiveram a oportunidade de experimentar e conhecer hábitos de outros países a partir de atividades dinamizadas por parceiros do projeto Erasmus +
Na última semana estiveram no Jardim de Infância nº 4 do Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira de Olhão dezassete educadores de seis países (França, Lituânia, Grécia, Itália, Irlanda e Turquia) ao abrigo do Projeto "Children's Mission: Europe without Borders" que integra o Programa ERASMUS+ financiado pela União Europeia.
Os objetivos do projeto: Melhorar nos educadores a competência multicultural e reduzir a discriminação e isolamento cultural. A prioridade mais importante do projeto é melhorar a qualidade da educação e assistência no pré-escolar.


O grande desafio: Alunos de tenra idade (3-5 anos) participarem em projeto Europeu obriga a conhecimentos específicos, habilidades e competências por partes dos educadores.
Para melhorar a multicultura cada parceiro realizou actividades especificas sobre os países que visitaram ao longo do projeto (sete países + um território ultramarino francês) e tiveram a oportunidade de aprender algumas palavras em diversas línguas.
Para melhorar a qualidade do ensino foi elaborado um projeto educativo, em que todos os parceiros realizaram actividades comuns (por exemplo: tradições de natal, danças populares, comida típica, tradições de verão, contos tradicionais...).
Cada parceiro teve também a oportunidade de partilhar com os nossos alunos actividades especificas do seu país (por exemplo: contos tradicionais, cantigas, pinturas, construção de figuras em papel, magia ou elementos decorativos em papel).
Além da partilha de experiências, os nosso convidados também tiveram a oportunidade de visitar os Lugares da Globalização (Sagres, Cabo de S. Vicente e Lagos), assim como os recantos típicos do casco antigo de Olhão e Tavira assim como a antiga Armação de Atum do Barril.
Com o patrocínio da Marinha Portuguesa tivemos a experiência de subir ao topo do Farol do Cabo de Santa Maria que nos permitiu realizar a leitura do território envolvente.
O Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira de Olhão tem em desenvolvimento projetos Erasmus+ em todos os níveis de ensino que ministra (do pré-escolar até ao 3º ciclo). Agradecemos à Região de Turismo do Algarve, Município de Olhão, Fortaleza de Sagres e Marinha Portuguesa.

 foto grupo