Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel
  • EB 2,3 Prof. Paula Nogueira

    A EB 2,3 Professor Paula Nogueira é a Escola Sede do Agrupamento.

  • EBI/JI José Carlos da Maia

    A escola iniciou funções em 1995 fica situada na cidade de Olhão (Algarve).

 icon sige icon apais contactos

O prazer de sentir e descobrir a natureza….

IMG 1 A Escola no Parque Natural da Ria Formosa e no Centro de Ciência Viva: aprendizagens significativas em Ciências e em Educação Ambiental

No âmbito dos projetos dedicados à sensibilização ambiental que se estão a desenvolver a Ciências Naturais, com as turmas do 5ºC e 5ºD, na Escola Paula Nogueira, os alunos realizaram duas saídas de campo, este 1º período. Foram ao Parque Natural da Ria Formosa, na Quinta de Marim e ao Centro de Ciência Viva, em Faro.
Durante o percurso pedestre do Centro de Educação Ambiental de Marim (CEAM), sentiram o prazer na descoberta da natureza e com a ajuda de binóculos e guias de identificação, observaram diversas várias espécies de aves aquáticas no sapal. Conheceram ainda o moinho de maré destinado à moagem de cereais através da energia de marés e o centro RIAS: centro de recuperação e investigação de animais selvagens da Ria Formosa.

No Centro de Ciência Viva os alunos sentiram-se como "Pequenos Darwinistas", o que lhes permitiu conhecer e descrever exemplos da biodiversidade animal e vegetal existente na Ria Formosa e na Terra. Os alunos tiveram também um contacto mais próximo/ativo com atividades experimentais e compreenderam a problemática do lixo marinho, do uso generalizado do plástico e suas consequências para a vida marinha e para a saúde humana.


O balanço das atividades de campo foi muito bom. As atividades de campo permitiram o contato direto com o ambiente, possibilitando que os alunos se envolvessem e interagissem em situações reais. Além de estimular a curiosidade e aguçar os sentidos, possibilitou confrontar os conteúdos aprendidos na sala de aula em Ciências e a prática. Os alunos sentiram-se protagonistas do seu ensino, isto é, foram elementos ativos da sua aprendizagem.
Assim, sentimo-nos todos muito felizes! Queremos mais saídas de campo! Acreditamos que aulas fora da classe, em outros espaços da escola, no campo, no rio, no lago, na cidade, nos museus, nas bibliotecas... são estimulantes e despertam a capacidade de aprender Ciências e Educação Ambiental.