Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel

My Little Europe

My Little Europe

Metas do Projeto:
- Integração cultural
- Despertar a paixão para procurar novas informações
- Aprender sobre os maiores heróis europeus
- Trabalhar em grupo
- Utilizar ferramentas modernas no trabalho

A neurodidática é uma nova disciplina que resulta do cruzamento entre as neurociências e a pedagogia. No âmbito dos novos conhecimentos sobre o cérebro, interessa à pedagogia e à educação em geral, saber quais as estratégias que impulsionam o desenvolvimento cognitivo e melhoram a aprendizagem.
O objetivo da neurodidática é construir um novo modelo de ensino e aprendizagem com base na capacidade natural do cérebro e criar, simultaneamente, as condições essenciais para o desenvolvimento do mesmo. Neste contexto, numa primeira fase identificam-se os processos cerebrais e neurológicos envolvidos na aprendizagem – perceção, atenção, memória, motivação, emoção – e, posteriormente, são trabalhadas as estratégias que demonstram o modo como estas competências cognitivas podem ser dinamizadas, promovendo uma aprendizagem efetiva e uma atitude mais colaborante dos alunos nas atividades desenvolvidas na sala de aula.
De acordo com as premissas da neurodidática, a melhor maneira de aprender a história de um determinado país é aprender a história de um único homem. Portanto, durante o primeiro ano do projeto, as crianças debruçar-se-ão na seleção de um herói local/nacional, segundo o qual os estudantes dos países parceiros vão aprender a história do país específico.
Pretende-se fomentar a troca de experiências entre professores e alunos e permitir que o processo de ensino, envolvendo métodos de ativação do cérebro, possa ser observado de forma ativa.
Os países envolvidos no desenvolvimento do projeto são: Espanha, Portugal, Macedónia, Bulgária, Lituânia e Polónia. Este último é o coordenador.
O projeto será desenvolvido ao nível do 1.º Ciclo.