Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel

Cclipse Total do Sol - 20 de Março de 2015

No dia 20 de março de 2015, ocorre um eclipse total do sol, visível parcialmente em Portugal.
Está previsto que a duração do eclipse ocorra das 8h às 10h, atingindo o pico máximo cerca das 9h. As percentagens de área solar coberta variam de distrito para distrito (62% a 74%), bem como os instantes em que o eclipse se inicia, termina e atinge o seu máximo.
Este fenómeno desperta naturalmente a curiosidade das nossas crianças e jovens, contudo, há que alertar os alunos para os perigos da observação deste fenómeno se não forem efetuadas as  necessárias precauções.
A observação do Sol requer procedimentos de segurança corretos que a não serem observados terão como consequência graves riscos para a visão humana, e, no limite, a cegueira.
Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação, em parceria com o Observatório Astronómico de Lisboa e com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, elaborou uma informação pormenorizada sobre o eclipse do Sol e sobre os cuidados de prevenção a observar perante este fenómeno.
Este documento foi elaborado sob a coordenação do Professor Doutor Rui Agostinho, especialista de renome na área da Astronomia e Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.

As escolas poderão ainda assistir a uma vídeo-difusão sobre esta temática no dia 18 de março às 11h, em http://live.fccn.pt/mec/dge/eclipse .

Consultar documento com informação e cuidados de prevenção a observar o eclipse do sol